Logo
info-topo
Slide background
Slide background
Slide background

Visualizando notícia

Como retificar a declaração de Imposto de Renda

Uma vez entregue a declaração de Imposto de Renda pessoa física neste ano, o contribuinte tem até o dia 30 de abril para fazer quantas retificações forem necessárias, pois a declaração retificadora substitui a anterior, e sem pagar multa.  Assim, ele pode retificar os dados informados a tempo, sem precisar se apresentar pessoalmente ao fisco.  Mas a retificação pode ser feita mesmo sem exigência do Leão. Por exemplo: após enviar a declaração, o contribuinte se lembra que não informou uma despesa médica, que tem dedução integral. Ele pode fazer a declaração retificadora e, assim, ter reduzido o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição a receber.

O contador especialista em direito tributário, Antônio de Lima Pimentel, enfatizou que o prazo para se retificar uma declaração é de cinco anos. “A Receita Federal tem 5 anos para rever a declaração do contribuinte. O próprio programa informa que o fato de ter processada a declaração não deixa a pessoa isenta de ter a situação revista”, disse.

Até o prazo final da declaração (30 de abril), o contribuinte poderá alterar também o modelo da declaração – completa ou simplificada. Depois desse prazo, embora a retificação ainda possa ser feita, o modelo não pode mais ser alterado.

Muitos contribuintes têm receio de retificar as declarações por acharem que isso pode levantar suspeitas por parte da Receita Federal, mas formalmente, a Receita diz que grava uma por cima da outra.  Porém, o especialista Antônio Pimentel afirma que “o contribuinte pode retificar quantas vezes quiser. Mas, se for declaração de exercício anterior, quando ele teve imposto restituído e ao fazer a retificação a Receita aponta que ele deveria era ter pago mais imposto, e não recebido a restituição, ele vai ter problema com o Fisco”, alertou.

Outra dica: não é possível apresentar a declaração retificadora em formulário impresso, apenas on line, mesmo que a primeira tenha sido impressa.

Até às 17h de 01/04, mais de oito milhões de  declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração. O prazo de entrega da declaração termina 30 de abril.

Fonte: Clipping www.crc.org.br

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

 
Content
Informe seus dados: